Lollapédia – dia 2

Dando continuidade à série de posts sobre o festival Lollapalooza, hoje falarei sobre algumas bandas que se apresentarão no sábado (30)!

Toro Y Moi

Palco Cidade Jardim (14h30 – 15h30)

Gênero: Eletrônico/ Indie pop

Componentes: Chazwick Bradley Bundick

Origem: Estados Unidos (Columbia, Carolina do Sul))

Álbum mais recente: “Anything in Return” (2013)

Comparado a: The Heist and the Accomplice, Gremlins.

V’s: vzinhovzinhovzinhovzinho

Chaz Bundick (conhecido como Toro Y Moi) aproximou-se da música indie na faculdade e sua música foi influenciada por gêneros como synthpop, chillwave e funk e, em seguida (2010), lançou o álbum “Causers of This”.

Seus métodos estão em constante evolução, e desde sempre Chaz esteve em contato com boa música — dos estilos Freak folk, R&B e French house — através da coleção de discos de vinil e fitas K7 de seus pais. Ao passo que suas maiores referências na atualidade são Animal Collective, Sonic Youth, J Dilla e Daft Punk.

Gary Clark Jr.

Palco Alternativo (15h30 – 16h30)

Gênero: Rock/ Blues/ Soul

Componentes (6): Gary Clarck Jr., Johnny Bradley, Zapata!, J.J. Johnson, Chris Layton, Johnny Radelat.

Origem: Estados Unidos (Austin, Texas)

Álbum mais recente: “Blak and Blu” (2012)

Comparado a: Jimi Hendrix e Stevie Ray Vaughan.

V’s: vzinhovzinhovzinhovzinho

Gary afirmou que suas influencias vêm do “Blues, Jazz, Soul Country, assim como do Hip Hop”. O cantor, compositor e guitarrista tem como marca um som de guitarra bastante exacerbado e o vocal suave, resultando em músicas que são verdadeiras viagens psicodélicas, comoventes e encantadoras.

Ao longo de sua carreira, teve como mentor diversos guitarristas talentosos e mundialmente conhecidos, como Jimmie Vaughan. Facilitando sua constante ascensão da comunidade de Austin (Texas), sua terra natal, para o mundo.

Em outubro de 2011, Garry Clark foi responsável pela abertura do show de Eric Clapton no estádio do Morumbi (em São Paulo), tendo sido bastante aclamado pelo público.

Seu EP The Bright Lights ficou em 40º colocado em uma lista da revista Rolling Stone dos 50 melhores álbuns de 2011.

Two Door Cinema Club

Palco Cidade Jardim (16h30 – 17h30)

Gênero: Indie rock/ Electropop

Componentes (3): Alex Trimble (vocais, guitarra), Kevin Baird (vocais, baixo), Sam Halliday (vocais, guitarra), Benjamin Thompson (baterista).

Origem: Irlanda

Álbum mais recente: “Beacon” (2012)

Comparada às bandas: The Wombats, Bombay Bycicle Club, Passion Pit, Foster the Peolple, Phoenix, Foals.

V’s: vzinhovzinhovzinhovzinho

O nome da banda veio depois de Sam (guitarrista da banda) tem pronunciado errado o nome do cinema local, “Tudor Cinema”.

Após lançarem a canção “Something Good Can Work” na internet, em 2009, a banda assinou com a gravadora francesa Kitsuné Music. Eles então lançaram o seu álbum de estréia, “Tourist History”, em 2010, que ganhou o Choice Music Prize de “Álbum Irlandês do Ano”.

Agora a banda se prepara para o lançamento de se terceiro álbum, já com o single “Sleep Alone” nas paradas de sucesso.

A banda foi destaque na votação do “Melhor Som de 2010” pelo canal BBC, que foi decidida por 165 britânicos “formadores de opinião”.

Alabama Shakes

Palco Alternativo (17h30 – 18h30)

Gênero: Southern rock/ Blues/ Soul

Componentes (4): Brittany Howard (vocais, guitarra), Heath Fogg (guitarra), Zac Cockrell (baixo), Steve Johnson (bateria).

Origem: Estados Unidos (Athens, Alabama)

Álbum mais recente: “Boys & Girls” (2012)

Comparada a: The Lumineers, Gary Clark Jr., The Head and The Heart, Jack White, The Black Keys, Edward Sharp & The Magnetic Zeros.

V’s: vzinhovzinhovzinhovzinho

A banda originou-se quando a vocalista Brittany Howard aproximou-se do baixista Zac Cockrell durante uma aula de Ensino Médio, em Atenas, Alabama, e os dois começaram a se reunir depois da escola para escrever canções.

O quarteto chamou atenção da mídia depois de lançar um EP de quatro canções em setembro de 2011 e, dois meses depois, as gravadoras Rough Trade Records, do Reino Unido, e ATO Records, dos Estados Unidos, assinou contrato com a banda.

Sua canção “Always Alright” faz parte da trilha sonora do filme “O Lado Bom da Vida” (2012).

Franz Ferdinand

Palco Butantã (17h30 – 18h45)

Gênero: Rock alternativo/ Indie rock

Componentes (4): Alex Kapranos (vocais, guitarra), Nick McCarthy (guitarra, vocal de apoio), Bob Hardy (baixo), Paul Thopson (bateria, vocal de apoio).

Origem: Escócia

Álbum mais recente: “Tonight: Franz Ferdinand” (2009)

Comparada às bandas: Kaiser Chiefs, Arctic Monkeys, Kasabian, The Strokes, The Last Shadow Puppets, The Fratellis.

V’s: vzinhovzinhovzinhovzinho

A banda recebeu esse nome por causa do Arquiduque Franz Ferdinand, cujo assassinato foi um dos principais motivos para o início da Primeira Guerra Mundial.

A primeira experiência da banda nas paradas de sucesso foi quando seu segundo single, “Take Me Out” alcançou o 3o lugar no Reino Unido, em xxx, seguido pelo seu álbum de estreia, que também alcançou o 3o lugar entre os mais ouvidos nesse ao.

O quarteto é inspirado principalmente pela banda Talking Heads e outros grupos de Alt-rock dos anos 80, sem deixar de lado a pegada e ritmos dançantes do Indie rock dos anos 2000. Franz Ferdinand foi considerada uma das grandes revelações da cena musical em 2004, ganhando o prêmio britânico Mercury Music Prize e dois BRIT Awards, em 2005, de Melhor Grupo Britânico e Melhor Artista de Rock Britânico.

A revista britânica NME (New Musical Express) premiou a Franz Ferdinand como o Melhor Álbum de 2005, no qual três canções estiveram entre as Top-10 daquele ano – “Take Me Out”, “The Dark of the Matinée” e “This Fire”. Além disso, a banda já recebeu diversas indicações ao Grammy.

Queens of The Stone Age

Palco Cidade Jardim (18h45 – 20h)

Gênero: Rock alternativo/ Stoner rock

Componentes (6): Josh Homme (vocal, guitarra, baixo), Troy Van Leeuwen (guitarra, baixo, lap steel), Dave Grohl (bateria), Michael Shuman (baixo), Joey Castillo (bateria), Dean Fertita (teclado).

Origem: Estados Unidos (Palm Desert, Califórnia)

Álbum mais recente: “… Like Clockwork” (2013)

Comparada às bandas: Them Crooked Vultures, Desert Sessions, Eagles of Death Metal, Kyuss, Mondo Generator, Foo Fighters.

V’s: vzinhovzinhovzinho

A banda desenvolveu um estilo orientado por riffs (repetições) e acordes pesados, cujo seu idealizador, fundador e vocalista Josh Homme descreveu como “robot rock”, dizendo que ele “queria criar um som pesado baseado em sólidas improvisações, apenas para que fosse fixando em suas mentes”. Desde então, o som de QOTSA evoluiu para incorporar uma variedade de diferentes estilos e influências.

The Black Keys

Palco Cidade Jardim (21h30 – 23h)

Gênero: Blues rock, Indie rock

Componentes (2): Dan Auerbach (vocal, guitarra), Patrick Carney (bateria).

Origem: Estados Unidos (Akron, Ohio)

Álbum mais recente: “El Camino” (2011)

Comparada às bandas: Blakroc, The White Stripes, The Raconteurs, Radio Moscow,  The Dead Weather.

V’s: vzinhovzinhovzinhovzinhovzinho

Uma dos aspectos marcantes da banda é sua preferência por técnicas simples e lo-fi. A dupla recusa-se a gravar em grandes estúdios e a maioria das gravações, produção e mixagem é feita por eles mesmos. Grande parte do segundo álbum da banda, “Thickfreakness”, foi gravada em aproximadamente 14 horas, utilizando-se apenas um gravador Tascam dos anos 80.

Por isso, frequente, suas capturas de som possui ainda alguns barulhos ambientes e até um grito de coruja!
The Black Keys vem conseguindo aumentar seu reconhecimento em meio à crítica desde seu álbum de estreia, “The Big Come Up” (de 2002), o qual desde início recebeu elogios da revista Rolling Stones. Além disso, a revista Time os colocou entre um dos “10 Melhores shows de 2003” (atrás de OutKast e The White Stripes).

Outras atrações interessantes

Graforréia Xilarmônica

Palco Butantã (13h30 – 14h30)

Tomahawk

Palco Butantã (15h30 – 16h30)

Zeds Dead

Palco Perry (17h – 18h15)

Nas

Palco Perry (18h30 — 19h30)

Madeon

Palco Perry (20h – 21h)

A Perfect Circle

Palco Butantã (20h – 21h30)

Criolo

Palco Alternativo (20h15 – 21h30)

Até amanhã!

Vitória

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s